AGAVE: A NOVA ESTRELA DOS CAPILARES YVES ROCHER

Agave Azul, originário do México, usado nos capilares YR

Diretamente do México, o Agave é o melhor para o teu cabelo: explicamos-te porquê!

O Agave Azul, originário do México, com uma envergadura que pode ir até aos 2 metros de altura, deve o seu nome à cor das suas folhas. Esta planta tem múltiplos usos, tanto alimentares como cosméticos e, na Yves Rocher utilizamos o seu princípio ativo essencialmente nos produtos para o cabelo.

Queres saber mais sobre esta planta? Então lê abaixo, contamos-te tudo!

Frutanos de Agave do México

Então, de onde vem o Agave, e como é cultivado?

Vamos buscar os Frutanos de Agave ao México, a sua terra nativa. O Agave, habituado a climas áridos e semi-áridos, possui a habilidade de acumular reservas de energia no seu interior em forma de açúcares, chamados frutanos. O crescimento do Agave, entre a sua plantação e a colheita, pode ir dos 8 aos 12 anos, um período em que os agricultores cuidam da planta para promover o seu crescimento. Durante este tempo, o seu “coração” enche-se lentamente de frutanos, que facilitam o seu desenvolvimento, crescimento e tolerância a condições meteorológicas extremas.

Quando a concentração de frutanos está no seu máximo, as folhas são removidas e o seu centro, chamado “piña” – ananás em espanhol devido à sua semelhança com este fruto –, é colhido para que se possam extrair os frutanos.

Capilares com frutanos de Agave

Quais os benefícios dos Frutanos de Agave na cosmética?

Os nossos investigadores Botanical Beauty® desvendaram o segredo do Agave: a riqueza dos seus frutanos, a fonte de energia da planta! Os frutanos de Agave nunca tinham sido usados como um ingrediente ativo em cosmética. No entanto os nossos investigadores perceberam que, se os introduzissem na fórmula dos nossos capilares, eles iriam atuar no local onde o cabelo vai buscar toda a sua força: diretamente no couro-cabeludo. Os frutanos de Agave têm o poder de duplicar a microcirculação*, ou seja, as raízes estão mais nutridas e o cabelo cresce mais forte e mais bonito.

E, vê bem a tua sorte, este ingrediente ativo está presente em todos os nossos produtos capilares!

*Patente pendente em França | Testes in vitro

Planta Agave usada em tequila mescal e agora na cosmetica

Sabias?

O uso mais normal e icónico desta planta é na produção de tequila. Depois de crescer durante cerca de 12 anos, as folhas suculentas do Agave tequilana (para Tequila), ou do Agave angustifólia (para Mescal) e o seu “coração” (piña) são colhidos. Depois de secar o núcleo no forno durante alguns dias, ele é esmagado para extrair o seu sumo, que depois é fermentado. A bebida alcoólica resultante, chamada “pulque” ou “maguey”, assim que destilada dá origem à típica tequila mexicana.

O Agave tequilana também é usado para produzir um xarope chamado néctar de Agave. Este néctar é o resultado de um longo processo de redução da aguamiel – a seiva da planta. O resultado é um néctar rico em frutose usado como substituto do açúcar refinado.